segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Tinha que ser uma matéria do Fantástico

Hoje à tarde eu estava conversando com a Marianne, a orientadora do meu projeto de pesquisa, e ela comentou comigo sobre uma reportagem dada pelo Fantástico, ontem à noite. Fomos ver no site o vídeo da matéria e ficamos discutindo sobre a forma "ridícula" com que o fantástico abordou a matéria.

Mari, eu sei que você vai colocar o link do vídeo no seu blog, mas eu, como pesquisadora de cultura na periferia, também não poderia me calar quanto ao recorte dado nessa reportagem.

O título da reportagem é: Pichar paredes é Arte ou Vandalismo?

É claro que o ato de pichação é crime e concordo que é uma forma não das mais adequadas para expressar o protexto. No entanto, há uma grande diferença entre pichação e grafite, que, do jeito que foi mostrado na reportagem, deu a entender que as duas coisas fazem parte do mesmo universo, sendo que não.

Confiram aqui o Vídeo da reportagem.

8 comentários:

Marianne disse...

Pra mim, é uma daquelas entrevistas sensacionalistas e elitizada. De um preconceito tamanho, serviu para discriminar ainda mais o grafite, jogada na mesma panela que qualquer outra pintura em muros ( brancos,cinzas etc).

Para mim, essa reportagem é como as reportagens da rede gazeta sobre material escolar no comeco de ano, com seus economistas, com as mães com as lstas enormes que ganharam das escolas que pagam pra seus filhos, ou seja, voltada para um público em específico (quase sempre a elite)que quer reclamar,como sempre da propriedade privada roubada ou degradada.

MichelliPossmozer disse...

Idem, Marianne!

uma reportagem com um olhar elitista, para um público elitista veiculada em um veículo que provou mais uma vez ser elitista.

Anônimo disse...

Michelli falou bonito. Tá certíssima!

MichelliPossmozer disse...

Valew!!

:)

Sérgio Rodrigo disse...

Fiquei puto com aquilo.di

MichelliPossmozer disse...

Nuss Sérgio...na hora q vi aquilo tbm fiquei revoltadaa!!
Principalmente porque é algo q tenho acompanhado é esse o recorte q deve ser dado a esse tipo de matéria.

;)

Unknown disse...

Olá Michelli,
A foto do cabaçalho do blog ficou por cima do nome. Fica estranho não ter um nome, uma marca...

MichelliPossmozer disse...

Okays!!

Valew pelo toque

;)