quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O orkut na periferia

Estou impressionada como sites de relacionamentos como o Orkut tem ampla difusão e utilização também na periferia. Geralmente, pensamos que moradores em regiões de risco social, em que a maioria não possui computador em casa, não utilizam com frequência a internet para se comunicar, tendo em vista que - pressupunha eu - não seria um meio de comunicação eficiente nesses locais. No entanto, ao pesquisar a comunidade da Grande Terra Vermelha pude ver que existem várias, inclusive uma com 662 membros. E ao entrar na comunidade para pesquisar membros participantes do circuito do hip hop encontrei várias pessoas, entrei em contato com elas e obtive resposta em menos de 24 horas de quase todas.

Descobri ainda, no decorrer da minha pesquisa de campo, que não apenas o Orkut, como também os blogs são utilizados por grupos culturais como forma de divulgação e também de comunicação. E a população acessa. Isso é o interessante. Além disso, transcende o âmbito comunitário na medida em que possibilita o acesso e a participação a esses grupos a pessoas como eu, que não pertence àquele meio social.


8 comentários:

camilinha disse...

tenho medo quando aqueles caras poe fotos de armas e dorgas e blá. e acho tosco as "gostosas da periferia", também. mas existe muita gente decente na internet, mesmo sendo pobre e tal.

MichelliPossmozer disse...

Claro... é fato que há pessoas que utilizam a internet de forma inapropriada, como utilizam também outros meios de comunicação. No entanto, o aspecto que quero ressaltar é como esse dado tem seu lado positivo e como ele é potencializado mesmo em lugares onde o acesso, até onde eu pressupunha, era reduzido.

Joyce Castello disse...

Nossa, não há maneiras de mensurar os alcances das lan houses nesses espaços. O computador quase deixa de ser uma experiência individual, mesmo em casa.

Ah, e a Internet grátis ainda é de grande serventia. Muitos já tem banda larga, assim como tv a cabo na grande Terra Vermelha e em outras periferias daqui, mas quem não tem, vai de discadão tranquilo. Conheço uns moleques por lá que estão super por dentro de tudo isso.

Beijo, pesquisadora!

MichelliPossmozer disse...

Sim, Joyce... e, acho que por desconhecer um pouco antes desse universo da periferia - que ainda não conheço completamente - não sabia das dimensões que a internet havia tomado não apenas nos espaços que nos são comuns, mas também nas regiões de risco social.

Estamos tão habituados às notícias que a mídia dá, de que a maioria da população ainda não tem acesso à internet, os chamados excluídos digitais, que acabamos às vezes por não perceber que há vários meios de inclusão digital, como as lan houses, as internets gratuitas e etc, e que esses meios se espandem de forma dinâmica e rápida.

Anônimo disse...

Não sabia que você tinha um blog! E eu adoro o seu tema (cultura na periferia)!

A internet é a mídia mais democrática que já existiu. É, sem dúvida, o mais interativo e abrangente. O número de internautas não pára de crescer, isso em todas as classes sociais. E... o Orkut é o Orkut né...?

MichelliPossmozer disse...

ClarOo...

Orkut é sempre o Orkut!!

E concordo com vc quando diz que a internet é a mídia mais democrática que existe, pois é por meio dela que as pessoas se sentem à vontade para expor suas opiniões e se inserirem sem medo e restrições, tendo em vista que é um meio onde todos são vistos como iguais, independente de classe ou cor.

Daí um dos motivos dessa mídia ter uma abrangência tão forte na periferia.

Anônimo disse...

Puxa... ta bombando o blog heim!!! Gostei do teu post, mas gostei mais ainda da participação da galera aí e da sua interação com todos. Parabéns!!

MichelliPossmozer disse...

Eeeeeeee

achO q estamos evoluindo na interatividade!!