quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Nascidos em bordéis e renascidos pela arte

Hoje pela manhã na aula de fotojornalismo assisti a um documentário que me impressionou muito e chamou muito a minha atenção sobre o poder de transformação da arte.



Nascidos em Bordéis. Esse é o documentário que se passa em Calcutá e mostra a realidade das crianças do bairro Luz Vermelha, onde elas são obrigadas a conviver desde pequenas com a prostituição, tendo em vista que é esse o "trabalho" de suas mães. Comovidos com esse quadro, os documentaristas Zana Briski e Ross Kauffman levam a essas crianças máquinas fotográficas e lhes dão a oportunidade de fotografarem tudo o que lhes chamar a atenção. E, assim, por meio da "simples" arte de fotografar elas passam a acreditar nos sonhos e vêem que é possível viver outra vida, que não seja a da prostituição.

E é isto que a cultura faz: amplia os horizontes, aumenta a auto-estima e promove a descoberta de talentos que antes eram ocultos. Por isso que eu levanto a bandeira do investimento em cultura, principalmente na periferia, pois a promoção da arte não só pode como já provou que é capaz de transformar.

Confira aqui o trailer.

6 comentários:

Anônimo disse...

Já li muito a respeito desse documentário. Estou doido para assistir!

MichelliPossmozer disse...

Vale a pena Marcel! História comovente...

;)

Monique Ludmila. disse...

Assim como o Marcel, já li muito a respeito do documentário, Mi!

Ótimo post.

Beijo!

Marianne Malini disse...

Ótima sugestão de documentário!!!!!

Bjo

Marcelo disse...

Tenho uns amigos que já me falaram do documentário, quero assistir pra ver se é bom mesmo.
http://papodomarcelo.blogspot.com/

Anônimo disse...

São literalmente filhos de uma profissional muito lembrada em jogos de futebol.