quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A hibridização

Hoje à tarde estava apresentando minha pesquisa na 1ª jornada de Iniciação Científica no Foco - Fórum de Comunicação Social - da Ufes e surgiu uma questão interessante, que pude constatar pelos dados que obtive em campo. A questão da hibridização.
As culturas populares, a partir do momento que entram em contato com outras culturas, passam por um processo de transformação, elas se modificam, isto é, mesclam-se. O que para mim não é um fato negativo, muito pelo contrário. A incorporação de outras manifestações culturais não demonstra uma perda de identidade, nem da essência daquela prática, mas sim um enriquecimento.
Numa das regiões que eu pesquiso, a Barra do Jucu, por exemplo, eu pude ver essa hibridização de culturas, a partir do momento que o congo não se manifesta apenas puro e simplesmente, mas também aliado a outros ritmos musicais, como o reggae. O que acaba por promover uma interação entre as tribos musicais, ampliando o sentido de fazer cultura para além dos muros de determinada comunidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

A hibridização é algo muito interessante, bem colocada pela senhorita Possmozer pois assim como a linguagem falada a cultura também é uma forma de comunicação que gera uma variedade lingüística que pode ser compreendida por ambos os grupos sociais antes segregados, uma incorporação comunicacional e, conseqüentemente, social, eliminando assim os preconceitos.

MichelliPossmozer disse...

Pois bem, e além de amenizar a questão do preconceito, que pode ou não existir entre dois grupos distintos, enriquece. :)