terça-feira, 23 de março de 2010

Terra Vermelha

A região da Grande Terra Vermelha, atualmente conhecida como Região 5, é localizada no município de Vila Velha, no ES, e abrange 22 bairros e nove localidades rurais.

A região é fruto de um tipo de ocupação e as primeiras casas do local foram doadas pelo Governo Federal entre os anos de 1987/88. Essas casas foram levantadas em forma de mutirão pelos próprios moradores. Inicialmente, só havia dois ônibus que davam acesso ao bairro: um que saía do bairro pela manhã, e outro que voltava para a região à tardezinha. Também não havia comércio na região e serviços bancários também eram ausentes. A implantação de uma agência na comunidade também é recente, que ocorreu no ano de 2006.

Os pontos de comércio foram surgindo com o crescimento da região. Os primeiros regiões a serem invadidos foram Ulisses Guimarães, que depois ficou conhecido como Ilha da Jussara; João Goulart e Normília. E assim, como não ocorreram muitos problemas com a prefeitura, os outros bairros ao redor foram também ocupados, totalizando hoje 22 bairros e 9 localidades rurais.

Quanto ao quadro de escolas na região, no início existiam as chamadas escolas improvisadas ou escolas provisórias. A primeira escola improvisada era uma casa com dois cômodos que atendia a alunos de 1ª a 4ª série. Os professores que iriam dar aula eram contratados pela prefeitura, e, como não havia espaço e a construção de uma escola iria levar tempo, a prefeitura propôs à comunidade que arrumasse um espaço e a PMVV disponibilizaria os professores.

Depois de tempo, cerca de dois anos, a comunidade reivindicou outra escola provisória, que era feita de madeirite e chamada Barracão. Em 1994/95 foi inaugurada o primeiro colégio da região, a EPG Terra Vermelha. Nessa época, não havia escola de ensino médio na localidade, o que gerava evasão escolar, tendo em vista que muitos não tinham condições de fazer o 2º grau no centro da cidade.

Nenhum comentário: